Pular para o conteúdo principal

Os pecados do Maquiador!

Os "pecados" foram então divididos em higiene e postura profissional e técnicas e dicas.

Higiene e postura profissional


1 - Material sujo. Não lavar os pincéis (ou higienizar) a cada uso. O profissional deve ter muitos pincéis, ou seja, ter vários pincéis de cada função, para usar um kit em cada cliente. Gosto que a minha cliente sinta os pincéis bem macios e cheirosos. Há também uma preocupação com higiene, claro. 

Já vi pincéis imundos em salões, que parecem nunca terem sido lavados. Pincéis de base  tão sujos que são visivelmente manchados de toda cor, cheios de poeira grudada, com as cerdas descabeladas e tortas, com fungos. Imaginem o grau de contaminação desse material?

Se o profissional ainda conta com poucos pincéis ou tem aqueles preferidos, que gostam de usar em qualquer maquiagem, basta usar os higienizadores de pincéis e álcool 70 entre uma maquiagem e outra.  Mesmo que o pincel tenha sido usado uma vez e esteja aparentemente limpo, imagine aplicar pó no nariz de uma cliente muito gripada e depois de meia hora enfiar o mesmo pincel na cara da cliente seguinte? Pode haver contaminação. Gripe, conjuntivite, herpes... 

2 - Pincel de boca no batom. Ao aplicar batom na cliente, passar o pincel diretamente no batom e depois na boca, de novo no batom e na boca. Assim, o maquiador leva muitas bactérias e vírus para o produto e depois para a boca da outra cliente. Legal, né (só que não)? Os batons devem ser raspados com uma espátula de aço inoxidável ou acrílico, sempre higienizadas com álcool 70 antes e depois do uso. O maquiador deve pegar com a espátula a quantidade necessária de batom e levar o pincel somente até a espátula.

3 - Soprar sombras, blush, pincel e até o rosto da cliente. Já vi tudo isso ser feito ou indicado em revistas, sites, na televisão, em salões. Segue a mesma lógica dos números 1 e 2.

4 - Usar saliva para pequenas correções. Também não precisa mais explicar. Nojo!

5 - Usar unhas compridas e anéis grandes. Unhas longas juntam bactérias e sujeira, podem ser foco de contaminação e mesmo machucar a cliente. A mesma coisa para os anéis.

6 - Chupar o lápis de olho antes de aplicar. Mais um exemplo de maquaigem feita com baba. Também já presenciei o fato. A pessoa dá uma chupadinha básica na ponta do lápis de olho e em seguida aplica no olhinho da cliente! :S

7 - Não lavar (ou higienizar) as mãos entre cada maquiagem.

8 - Deixar o cliente esperando. Em salões, muitas vezes uma cliente chega atrasada e acaba atrasando todo o processo. Se mais de uma se atrasar as outras clientes ficam mofando na sala de espera. Um atraso pequeno pode ser administrável, mas a cliente ter tempo de folhear todas as revistas novas e antigas do salão antes de ser atendida não dá. Sei de noiva que já esperou maquiador por mais de uma hora. Imaginem esse estresse no dia do seu casamento, heim? Maquiadores que vão ao domicílio da cliente também devem cuidar para não se atrasarem demais na cliente anterior. Imprevistos acontecem, mas é bom fazer a agenda de forma que haja tempo hábil para o deslocamento.

Técnicas e dicas

1 - Escolher base no dorso da mão, no pulso, na barriga. Tão básico, mas tem gente que não sabe que  cada parte do corpo tem uma tonalidade. É simples. Se seu rosto e pescoço têm tonalidade semelhante, escolha no rosto. Se o pescoço tem um tom sensivelmente diferente, escolha no pescoço e aplique no rosto. Assim, as duas partes ficam na mesma tonalidade sem precisar maquiar o pescoço, mas apenas esfumar a base na linha da mandíbula para tirar linhas.

2 - Usar corretivo mais claro que a pele para iluminar. 

Eva Longoria

Fernanda Vasconcelos


3 - Combinar cor de sombra com cor de roupa. Como diria minha mãe, é "démodé", atiquado, desatualizado. Não é regra absoluta, algumas pessoas conseguem combinar cor de sombra com tom de roupa com sucesso. É o caso de Emily Blunt (foto abaixo). Notem, porém que isso acontece porque a cor de sombra/roupa é neutra (marinho) e a maquiagem é discreta. Esse tipo de combinação às vezes dá certo: preto+preta, marinho+marinho, marrom+marrom.

Mais complicado é combinar sombra e roupa em cores como turquesa, pink, azul royal, verde bandeira, amarelo, laranja, ou seja, cores fortes. A maquiagem fica com cara de anos 80, cara de maquiagem de criança ou de adolescente.

Emily Blunt

Catherine Zeta-Jones combinou o azul bebê do vestido com a sombra e a Mary-Kate Olsen a cor dos olhos e da sombra com a do vestido. Achei tenso. Já Alicia Keys combinou sombra e roupa marrons e se saiu bem, não comprometeu!



Catherine Zeta-Jones 

 Mary-Kate Olsen

Alicia Keys
4 - Usar muita base e, pior, muito pó. Base em grande quantidade, sobreposta de uma camada generosa de pó forma o famoso "reboco", que pode às vezes funcionar em fotografia (muitas vezes nem isso), mas fica terrível pessoalmente. Além de cara de boneca de cera, o excesso de produto acentua linhas e rugas. Kim Kardashian (primeira foto) é a rainha do reboco e Miley Cyrus, na segunda foto, também não ficou atrás. É de chorar... Ah, quanto mais velha for a mulher, menos pó deve usar!

Kim Kardashian

 Miley Cyrus

Kim esbanjando reboco e panda invertido, na mesma maquiagem!

Usar pouca base também pode não ser uma boa estratégia para uma festa ou evento, porque rapidamente a bonita estará com cara "de ontem" ou de "derretida". O certo é optar pelo caminho do meio. Cobertura média, pele uniformizada, com pouco pó para fixar sem pesar na maquiagem. Sempre oriento minhas clientes a levarem folhas anti-brilho e um pó para retoque nas festas. Assim, a maquiagem dura sem precisar de reboco. Sem dizer que capricho na limpeza, tonificação e hidratação da pele, além de um bom primer, garantem a durabilidade da make.

5 - Excesso de blush. Outro clássico dos deslizes da maquiagem. Outro caso de conceito antiquado. Quer parecer a Isadora Ribeiro na abertura do Fantástico? Quer parecer a equilibrada Britney Spears? Esfrega tijolo ou sangue na cara e vai ser feliz! Mentira, não faça isso! Ou não deixe seu maquiador fazer isso com você. 



"
 Britney Spears

 Isadora Ribeiro

6 - Olhos pouco esfumados. Marcados demais, cheios de linhas e divisões rígidas entre as cores são exemplo de maquiagem "suja". A não ser que seja a "proposta" da maquiagem, coisa que funciona bem em desfiles, editoriais de moda e de beleza, ou mesmo numa mulher outsider, mas raramente no dia-a-dia da maioria das mulheres. A propósito, esfumar é tirar as linhas da maquiagem, formar um degradê de cores, suavizar as bordas.


Make conceito em editorial da Vogue Chinesa. Você segura?

7 - Correções exageradas. Afinar rosto e nariz são as mais comuns. Acontece que muitos maquiadores não sabem fazer direito e transformam as clientes em drag queens, com marcações bem visíveis de pó escuro no nariz e abaixo das maçãs do rosto. 
8 - Base mais clara ou mais escura que o tom da pele. É umas das reclamações que mais ouço das pessoas, que o maquiador "deixou minha cara branca" ou "preta".  O efeito máscara se revela principalmente em fotos e fica bem feio. 

9 - Lápis 6B. Muita gente usa lápis de desenho 6B para preencher sobrancelhas. Com tantos produtos próprios para a função, não vejo porque improvisar com lápis de desenho. Sei de relatos de alergia, pois ele não foi feito para ser usado no rosto. Além disso, borram demais, pois o grafite desses lápis é muito macio. Nada como uma sombra bege médio, marrom acinzentado ou marrom avermelhado para a função, dependendo da cor dos cabelos e da pele da cliente. 



10 - Não limpar, tonificar e hidratar a pele da cliente. Já vi maquiador começar a maquiagem na pele da cliente sem investir numa boa pré-maquiagem. Resultado: a maquiagem não fica uniforme nem dura tanto. Pele suja, oleosa ou ressecada não seguram bem a maquiagem, que ainda por cima fica "desabada" ou "craquelada".

11 - Colar cílios com cola branca escolar. É a mesma coisa do 9. Tem cola própria, testada, segura para os olhos. Não é tão cara e dura bastante tempo. Qual a razão de usar Cascolar nos olhos da cliente? kkkkkkkk
Deus me livre nestes pecados :p Gostaram ? Deixe seu recado nos comentários :D Beijos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Água Micelar Loréal Paris

Oi amores como vão? Estou muito bem ^^ Hoje vou fala um pouco de um produtinho que eu estava louca para testar, finalmente comprei e amei,pra quem não sabe tenho um problema sério com oleosidade :( minha pele é tao oleosa que quando passo um lencinho removedor de oleosidade ele sai bem molhadinho :( então eu estive testando essa água e amei ela segura muito bem a oleosidade ,da minha pele e também amei por que demaquila e sai muito facil a maquiagem e o melhor de tudo ela não é aquela substancia que contem oleo  rs graças a deus nê?! A embalagem é bem legal e é sem enxague uma coisa que eu amei por que se você quiser demaquilar pode e não precisa se preocupar em lavar o rosto esse produtinho esta sendo meu amorzinho !!!  Paguei nela 31,00R$ achei um preço ok pelo custo beneficio!!! e ai voçe ja testou? O que achou? Abaixo deixei em foto como ele remove a maquiagem muito fácil eu usei o delineador liquido da Vult resistente a água!!! Até a próxima postagem!



Aisle Style seu vestido para qualquer ocasiao!

Olá amoras tudo bem? Eu estou otima :) Eu estava navegando na net e proucurando um vestido bem legal para uma ocasiao bem importante, foi ai que eu descobri o site Aisle StyleQue tem vestidos maravilhoosos!
os que eu mais gostei foram o Vestido de dama de honra roxo e os Vestidos de casamento Vintage!  






Um pouco sobre a empresa Aisle StyleHoje em dia, os vestidos on-line Aislestyle Grupo das noivas em 30 países, tornando-se o líder internacional no setor nos últimos 20 anos.

Quando começamos a desenhar vestidos de noiva, ouvimos os mesmos temas uma e outra. Mulheres queria caminhar até o altar com confiança.Eles queriam ser confortável e ser elas mesmas. Acima de tudo, porém, eles só queriam se sentir bonita, por dentro e por fora.
Temos tido a idéia de fazer noivas sentir linda e tornou a pedra angular da nossa marca, acoplando-o com uma demanda incessante por qualidade e preço acessível. Sabemos que, quando criamos um vestido, não estamos apenas fazendo algo para vestir. Nós estamos faz…

A Chapinha com temperatura abaixo de zero!

Oii amores tudo bem? Hoje vim trazer um post muito legal e bem interessante que chamou muito minha atençao que é a chapinha com temperatura abaixo de zero que eu achei bem interessante e resolvi vir trazer para voçes que talvez algumas nao tenham ouvido falar ainda, eu achei uma ideia brilhante por que nao agride nosso cabelo pelo contrario, ela a ajuda a restaurar! 




Muitas mulheres não conseguem deixar de alisar os fios, deixar a chapinha esquentando já faz parte da rotina de muitas delas. Porém, esse uso contínuo da chapinha nos fios, acaba deixando os cabelos ressecados e quebradiços. Mas esse hábito pode estar prestes a mudar com uma invenção que vem da Nova Zelândia: a chapinha agora trabalha não mais a temperaturas altíssimas, mas a graus abaixo de zero. Chamada de Chapinha Inverse, a criação promete deixar o cabelo mais hidratado, reduzindo os danos consequentes da exposição ao calor.
Segundo a marca, a queratina do cabelo responde melhor a baixas temperaturas, a fibra capilar mu…